Força Econômica

Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo em 2016

Em 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo foi estimado em R$ 2.038 bilhões.  Neste período, o Estado alcançou a marca de 32,52% de representação dentro do PIB brasileiro.

Em termos de PIB per capita, São Paulo registrou R$ 43.372 mil em valores decorrentes de 2016.

Somente a indústria foi responsável por R$ 369.304 milhões no PIB de 2016

PIB Regional

Nas áreas industriais do Estado, que representam 81,3% da economia paulista e incluem a Região Metropolitana de São Paulo e as Regiões Administrativas de Sorocaba, Campinas e São José dos Campos, a retração da atividade econômica foi superior à média estadual e nacional (3,7% contra 3,0% e 3,6%, respectivamente). Entretanto, a queda da atividade econômica em 2016 mostrou-se menor que em 2015 (-4,3%) o que, em parte, é explicado pela contração menos intensa de vários segmentos da indústria de transformação no Estado, muitos deles sediados nessas regiões.

Nas Regiões Administrativas de Santos e Registro – que representam 3,5% da atividade econômica estadual – a economia encolheu 1,8% em termos reais. Em que pese o crescimento de 12,7% da extrativa mineral (extração de petróleo e gás), que impulsionou o crescimento de 4,4% da RA de Registro, a retração da RA de Santos (-3,2%) foi responsável pelo desempenho negativo da atividade econômica regional em 2016. Em 2015 o PIB regional nessa área teve crescimento de 1,1%.

Fonte: Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE)