NOTÍCIAS
 
 

Referenciais de medidas em etiquetas é tema de workshop

Em sua terceira edição, o Encontro de Qualidade, promovido no dia 22 de fevereiro pelo Sinditêxtil-SP em parceira com a ABIT, reuniu na capital paulista empresários e profissionais do setor para discussão sobre referenciais de medidas e vestibilidade.

Na oportunidade, Alessandro Pascolato, vice-presidente do Sindicato, abriu o Workshop e enfatizou a importância da realização de eventos que tratem deste assunto. “Muitos ainda têm dúvidas em relação aos referenciais de medidas e vestibilidade. Algumas pessoas, por exemplo, ainda acham que esta é uma norma obrigatória, o que não condiz com a realidade. A adoção e inclusão destes dados nas etiquetas é totalmente opcional e deve ser vista como um fator diferencial da empresa pois, em posse de informações precisas, o consumidor fica mais tranquilo na hora da compra, principalmente se a aquisição for feita por meio da internet”, afirmou Pascolato.

O supervisor técnico da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade (DIVEC) do Inmetro, Adelgicio Leite, também participou do Workshop e falou sobre as especificações obrigatórias que devem estar presentes nas etiquetas, e sobre as informações opcionais, como é o caso dos referenciais de vestibilidade. “Se uma empresa optar pela não divulgação destes referenciais nas tags, a mesma não será autuada”, enfatizou o supervisor.

Já Maria Adelina Pereira, superintendente do CB-17 - grupo de trabalho coordenado pela ABNT que trata dos referenciais de vestibilidade -, apresentou o passo a passo de como implantar as especificações nas etiquetas dos produtos. “A adoção e inclusão destas informações é uma alternativa viável que oferece ao consumidor elementos precisos que facilitarão seu dia a dia. Na hora de comprar uma camiseta para presente, por exemplo, os dados ajudarão na escolha do produto mais adequado ao presenteado”, comentou.

O engenheiro Sylvio Napoli, gerente de infraestrutura e capacitação tecnológica do Sinditêxtil-SP, encerrou as apresentações do dia e colocou-se à disposição para sanar as dúvidas que possam surgir futuramente. “Caso surjam novas incertezas, os empresários devem entrar em contato conosco para que possamos auxiliá-lo da melhor maneira possível”, observou.

Para visualizar o conteúdo do Encontro de Qualidade, clique aqui.