Laboratório têxtil do Senai é certificado pelo INMETRO

Laboratório de Ensaios Têxteis do SENAI possui nove procedimentos acreditados pelo INMETRO

O laboratório de ensaios têxteis da escola SENAI “Prof. Baptista Salles da Silva”, em Americana (SP), acaba de ampliar o escopo de acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). A extensão do escopo de acreditação aconteceu em junho e, é referente às análises de contagem de filamentos. O laboratório, que existe desde 1998, recebeu a primeira acreditação do INMETRO em 2005.

Hoje, dentre os 66 ensaios feitos em fios, tecidos, carpetes e peças confeccionadas, nove já são acreditados pelo Instituto.  De acordo com informações do SENAI, são atendidas cerca de 20 empresas por mês no local.

Márcia Varizi, supervisora do laboratório, explica como são concedidas as acreditações do INMETRO. “Levantamos um escopo dos ensaios realizados e o Instituto acompanha a realização dos procedimentos para nos conceder a acreditação”, afirma.

Atualmente o laboratório presta atendimento para indústrias de fibras, fiações, tecelagens, confecções, entre outros. Os artigos podem ser analisados antes de ir para venda ou depois de estarem disponíveis no mercado.  Além disso, o procedimento conta com total sigilo. “Tudo que avaliamos é confidencial”, ressaltou Varizi.

Para o próximo ano, a escola buscará a acreditação dos ensaios em revestimentos de colchões, em tração e esgarçamento da costura.

Para mais informações sobre as análises realizadas pelo laboratório, entre em contato pelo telefone: (11) 3461-9811 ramal 243 ou pelo e-mail supervisorlab507@sp.senai.br.