02/02/2009 - Delfim Netto debate situação econômica do Setor Têxtil no Sinditêxtil-SP

O Sindicato da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo (Sinditêxtil-SP) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) apresentarão, no dia 9 de fevereiro, na capital paulista, o seminário “Situação Econômica Atual e Perspectivas para o Futuro”, que será ministrado pelo professor e ex-ministro Delfim Netto aos associados das duas entidades e à imprensa.

Delfim Netto irá comentar as bases históricas ligadas ao capitalismo, norteando a exposição de temas mais amplos e atuais como: sistema financeiro, mercado de bens e serviços, as relações trabalhistas, a crise mundial e seus reflexos a curto e médio prazo, especialmente para o Brasil e para setores de mão de obra intensiva, como o têxtil. Após a exposição, o ex-ministro abrirá o debate com os empresários do setor.

Mentor da política econômica brasileira durante os governos militares Costa e Silva, Médici e Figueiredo, Delfim Netto ficou famoso pela conquista do chamado "milagre brasileiro" (1968-1973), quando o Produto Nacional Bruto (PNB) crescia, em média, 10% ao ano. Delfim Netto cursou economia na Universidade de São Paulo (USP) em 1948, iniciando sua carreira acadêmica como professor logo depois de formado. Obteve o título de doutor com uma tese sobre o café. Em 1958, tornou-se catedrático da USP, onde permanece como professor aposentado. O economista iniciou sua carreira parlamentar na Assembléia Constituinte de 1986 e elegeu-se deputado federal outras quatro vezes. É consultor de várias equipes econômicas, públicas e privadas, e colunista de jornais com ampla circulação, como Folha de S. Paulo.

FONTE: Redação