03/04/2009 - Bolsas de estudo em Engenharia Têxtil na Espanha

Visando o aperfeiçoamento profissional de engenheiros têxteis brasileiros, a ABIT e o Sinditêxtil–SP assinaram, no dia 2 de abril, em São Paulo, um acordo de parceria entre a Associação, o Sindicato, e a Universidade Politécnica de Catalúnia, com o intuito de viabilizar o programa de bolsas para curso de mestrado e doutorado. Em um primeiro momento, serão contempladas 15 pessoas com as bolsas para estudos em Terrassa, cidade catalã localizada a quase 30 km de Barcelona, na Espanha. Lá está o Instituto de Investigação Têxtil e de Cooperação Industrial – INTEXTER, que é considerado um dos mais importantes centros de desenvolvimento de tecidos inteligentes e nanotecnologia do mundo. O Instituto, dirigido pelo professor Josep Valldeperas Morell, é integrado à Universidade de Catalúnia, onde serão ministrados os cursos para os bolsistas.

O acordo foi assinado durante o Seminário de Inovação Tecnológica realizado no mesmo dia 2, que teve como objetivo discutir maneiras de agregar valor ao produto brasileiro através da inovação tecnológica e da responsabilidade ambiental. Valldeperas ministrou a palestra “Inovação Tecnológica e suas aplicações no Setor Têxtil e de Confecção” e, em seguida, Marti Crespi, sub-diretor do INTEXTER, falou sobre as novas técnicas de gestão dos efluentes na indústria têxtil, bioreatores de membrana e também sobre a remoção de cores (oxidação eletroquímica).

O conteúdo apresentado durante o Seminário está disponível por meio dos links a seguir, basta escolher entre as apresentações de Valldeperas ou Crespi (slides 1 ou slides 2).

FONTE: Redação