Setor de Tecidos Técnicos e Nãotecidos é tema de workshop

Tecnologia italiana em maquinário para a indústria de tecidos técnicos e nãotecidos

O Instituto Italiano para o Comercio Exterior (ICE), em ação conjunta com a Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas para a Indústria Têxtil (ACIMIT) e o Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico promoveu, no dia 04 de março, em São Paulo, o Simpósio/ Workshop – Máquinas Têxteis, “Tecnologia Italiana para as Indústrias dos Tecidos Técnicos e Nãotecidos”. O encontro teve o objetivo de apresentar a tecnologia italiana para o setor e fomentar parcerias e joint-ventures no Brasil. Participaram do evento 13 empresas italianas fabricantes de máquinas e equipamentos de tecidos técnicos e nãotecidos, que apresentaram as novidades do setor para empresários brasileiros.

O mercado interno de tecidos técnicos e nãotecidos no Brasil está em crescimento, com cerca de 200 empresas que geram 40 mil empregos diretos e indiretos e produção anual de 462 mil toneladas no valor de 3,9 bilhões de reais, segundo o IEMI-Instituto de Estudos e Marketing Industrial 2008. Neste período foram investidos mais de 160 milhões de reais para aumentar a capacidade e modernizar a produção, valor que corresponde a 4% do faturamento. As exportações totalizaram 269 milhões de dólares.

Segundo dados da ACIMIT, o Brasil ocupa hoje o 4º lugar entre os principais destinos dos produtos italianos de maquinário têxtil. De janeiro a outubro de 2009, a Itália vendeu ao Brasil 29 milhões de euros. Nesse período, os equipamentos mais solicitados pelas indústrias brasileiras foram máquinas para acabamento (30%), acessórios (25%) e de malharia (20%).