Sintequímica é certificada por seu Sistema de Gestão Ambiental

A Sintequímica, empresa pioneira na fabricação de dispersões pigmentárias no Brasil, obteve seu sistema de gestão ambiental certificado segundo a norma ISO 14001 em sua planta de Caieiras (SP). “A conquista desta certificação é um passo importante dentro das metas de sustentabilidade da empresa, que tem como principal objetivo o respeito ao meio ambiente em todos os processos relacionados à fabricação das dispersões de pigmentos SINTERDYE® e todos seus outros produtos e serviços”, afirma José Macedo, diretor da Sintequímica.

A conquista da certificação ISO 14001 é parte do programa de sustentabilidade da empresa chamado de e-COLORgy. “Isso demonstra o nosso comprometimento por uma produção mais limpa e segura”, complementa Macedo.

O programa compreende vários requisitos, os quais a Sintequímica se compromete em seguir, como redução contínua na utilização de recursos (água e energia elétrica) por quantidade de produto produzida; implementação de modernas tecnologias buscando a redução do tempo de fabricação dos pigmentos Sinterdye®; reuso integral de água proveniente da Estação de Tratamento de Efluentes; implementação de novas tecnologias aos clientes, implicando em redução do consumo de produtos químicos e energia; utilização de produtos químicos mais seguros e desenvolvimento de produtos atendendo às rigorosas normas de segurança europeias.

Redução do uso de água e energia elétrica

Antes do ano de 2004, o consumo de energia elétrica pela Sintequímica media 0,55 MWh por tonelada produzida. Entre 2004 e 2009, a média caiu para 0,42 MWh/ton produzida. Em relação ao consumo de água, eram gastos cerca de 800 m3/mês antes do ano 2000. Em 2004, foram 300 m3/mês e, em 2010, 200 m3/mês. “De 2002 a 2010, reduzimos o consumo de água de 3,8L/kg para 1,15 L/kg produzido”, destaca José Macedo.

Sobre o Sinterdye - as cores Sinterdye são dispersões de pigmentos orgânicos e inorgânicos em meio aquoso contendo umectantes e dispersantes e são produzidas a partir de matérias-primas cujo controle de qualidade é primordial. Todos os lotes de produtos utilizados nos pigmentos SINTERDYE® são testados antes da compra o que garante qualidade total e constante. As dispersões Sinterdye só são aprovadas após um rígido controle por espectrofotômetro.