Legislação tributária custa R$ 19 bilhões às indústrias brasileiras

Além dos altos custos tributários que a indústria de transformação deve arcar para produzir no Brasil (o valor chega a 40,3% do preço dos produtos), as empresas de porte industrial pagam R$ 19,7 bilhões ao ano para se manterem em dia com a legislação tributária. Estudo feito e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) apresentou os dados citados acima e também mostrou que os gastos para ficar em ordem com o Fisco representam 1,16% do faturamento das empresas.

Ainda de acordo com a pesquisa, que foi realizada junto às companhias industriais, os custos com funcionários e gestores são de R$ 13,1bilhões por ano e representam  a maior parcela das despesas com sistema tributário (66,5%). Outro dado que pode ser destacado é o impacto da burocracia com o Fisco sobre as pequenas e médias empresas, pois representam 3,13% e 1,64% de seus faturamentos respectivamente.

Para mais informações sobre o estudo, clique aqui.