Missão brasileira rumo ao Oriente Médio

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com a Apex-Brasil e outras entidades realizará, entre os dias 11 a 17 de abril, uma missão a três países do Oriente Médio. A comissão diplomática será liderada pelo Ministro Miguel Jorge e irá passar pelo Egito, Irã e Líbano. O objetivo é promover o comércio e os investimentos brasileiros, além de explorar as possibilidades de cooperação entre os setores produtivos do Brasil e dos três países.

A exportação brasileira para essas nações alcançou, em 2009, aproximadamente US$ 3 bilhões, enquanto as importações alcançaram apenas US$ 110 milhões, o que representa um crescimento significativo nas relações comerciais entre os países. Entretanto, a participação desses destinos sobre o total exportado pelo Brasil é considerada pequena pelos Ministérios.

Com a intenção de incentivar a ampliação de negócios em mercados não tradicionais, o governo federal atua com o setor privado na promoção dos produtos nacionais organizando, assim, a presente missão. Os empresários interessados deverão fazer a inscrição através do site do Ministério do Desenvolvimento até o dia 11 de fevereiro.