CNI: dezembro confirma ano difícil para a indústria

Ressaltando o quadro de dificuldades da indústria em 2011, a atividade do setor voltou a cair em dezembro. De acordo com dados levantados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), os indicadores dessazonalizados de faturamento real e horas trabalhadas mostraram queda de 2,7% e 1,2%, respectivamente, em relação ao mês anterior. A utilização da capacidade instalada ficou praticamente estável no mesmo período – a queda foi de apenas 0,1 ponto percentual. Por outro lado, no mercado de trabalho, houve aumento de 0,4% no emprego no mês de dezembro em relação a novembro.

No último ano, o desempenho da indústria beirou a estagnação, ficando muito aquém do resultado de 2010. A única variável que mostrou crescimento mais intenso em relação ao ano anterior foi o faturamento (5,1%). As horas trabalhadas aumentaram apenas 0,9% e a utilização da capacidade média anual ficou relativamente estável (-0,1 ponto percentual).

Para mais informações. consulte o informativo CNI.