Linhas Bonfio: 70 anos de crescimento

um dos produtos da Linhas Bonfio

Com novos projetos e crescimento na produção, a Linhas Bonfio S.A. completa 70 anos em setembro de 2011. A empresa, que passou de uma distribuidora de fios em São Paulo para uma indústria com três plantas fabris espalhadas pelo Brasil, deve inaugurar sua quarta fábrica em 2012, no Estado do Ceará.

A trajetória da Linhas Bonfio iniciou quando os irmãos Emílio e Georges Bonduki fundaram um pequeno negócio próximo à região da Rua 25 de Março, grande centro comercial em São Paulo. Dali em diante, Emílio decidiu fazer com que seu investimento se expandisse e criou a Bonduki Bonfio, com a instalação de uma pequena fábrica de linhas no bairro do Brás. Tempos depois foi implantada uma retorsão de fios para malharia e tecelagem na cidade de Americana (SP). Com o aumento a produção a companhia a empresa adquiriu a tinturaria de fios Stilbene, em Itaquaquecetuba (SP) e, em 2003, montou mais uma unidade em Três Lagoas (MS), completando seu processo de verticalização.

Alfredo Emílio Bonduki diz que a empresa deverá entrar no mercado de linhas para o setor automotivo, calçadista e de colchões

Entre as ações mais ousadas da direção da indústria está a assinatura da joint-venture com a empresa americana American & Efird (A&E) em 2005, que transformou a Bonduki Bonfio em Linhas Bonfio S.A. e a permitiu lançar novos produtos baseados nas tecnologias da parceira, além de ampliar os seus canais de fornecimento e aumentar a capacidade de produção. “Antes da abertura da companhia produzíamos 110 toneladas de fios por mês, agora com a nova fábrica cearense vamos fabricar cerca de 250 toneladas mensais”, afirma Alfredo Emílio Bonduki, presidente da companhia há 15 anos.

O empresário ainda diz que a fórmula para o crescimento é a preocupação com estabilidade. “Temos que trabalhar focados nas necessidades dos clientes, pensar em sustentabilidade comercial e ambiental”, afirma o executivo.  Para o empresário, os investimentos em capital humano também são primordiais. “Treinamos nossas equipes constantemente, pois precisamos uns dos outros”, destaca.

Segundo Bonduki, fazem parte dos próximos passos da Bonfio, além da abertura nova planta em março de 2012, a entrada no mercado automotivo, calçadista, de colchões e o aumento da produção de linhas para bordado.

.+