Estado de São Paulo lidera investimentos no País

Pesquisa realizada pela Fundação Seade mostra que o Estado de São Paulo é o principal polo de atração de investimentos no Brasil. Ainda de acordo com o estudo, em 2010, foram identificados 678 anúncios de injeção de recursos no território paulista, totalizando US$ 49,9 bilhões. Trata-se do maior montante anual já anunciado para o Estado desde o começo da pesquisa, em 1998.

A distribuição dos investimentos por setor de atividade econômica mostra que o segmento industrial respondeu por 57% do total, seguido pelo setor de serviços com 41%. Na indústria, o maior anúncio foi da Sabesp (US$ 9,4 bilhões), empresa de economia mista, que obteve a concessão da Prefeitura de São Paulo para gerenciar e expandir a rede de água e esgoto da capital nos próximos 30 anos.

Já quanto à distribuição regional dos investimentos das companhias, a pesquisa avalia que a região metropolitana de São Paulo continua com a maior concentração de recursos do Estado, responsável por US$ 28,8 bilhões. Em seguida aparecem as regiões metropolitanas de Campinas, US$ 4,4 bilhões, São José dos Campos, US$ 2,2 bilhões, e a Baixada Santista, US$ 2 bilhões. Destacam-se ainda as regiões administrativas de Sorocaba, US$ 1,4 bilhão, e Presidente Prudente, US$ 1,3 bilhão.