Frente Jose Alencar reuniu políticos, empresários e trabalhadores no Ceará

Parlamentares e representantes de sindicatos patronais e trabalhistas discutem melhorias para a indústria têxtil e de confecção nacional

Fortaleza, 08 de agosto – A capital cearense sediou  nesta segunda-feira, no Centro  de Convenções  do Ceará,  a segunda audiência pública da Frente Parlamentar Mista JOSE ALENCAR para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção. O Deputado Federal Chico Lopes, do PCdoB do Ceará, presidiu os trabalhos uma vez que é o coordenador estadual da Frente. O encontro contou com a coordenação da ABIT, além do apoio do Sinditêxtil-CE e da Associação Brasileira dos Técnicos Têxteis , sendo realizado durante a Maquintex – feira de máquinas têxteis – que começa  nesta terça-feira  9 e vai até sexta-feira 12, no mesmo local.

“Fiquei animado com a vontade da Presidente Dilma ao nos falar do Plano Brasil Maior. Senti que há vontade de fortalecer a indústria brasileira. (...) temos 90 dias para negociar com os ministros. Vamos tentar reduzir  o índice de 1,5% para 1% sobre o faturamento ou, talvez buscar uma forma optativa de adesão” esclareceu o presidente da ABIT, Aguinaldo Diniz Filho durante sua palestra sobre o cenário do setor.

Alfredo Emílio Bonduki, presidente
do Sinditêxtil-SP reconheceu a importância da Frente Parlamentar para que o setor têxtil e de confecção se fortaleça cada vez mais

Além da apresentação do presidente da ABIT,  alguns deputados federais do Estado  fizeram uso da palavra: Arnon Bezerra, Gorete Pereira e Raimundo Matos. O deputado estadual Lula Moraes também fez breve explanação sobre os impostos de energia elétrica que assolam  os empresários cearenses.

O  vice- presidente da Confederação Nacional dos  Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado – CONNACOVEST – Sergio Marques também esteve presente e, depois de apresentar um documentário que mostrava a desindustrialização têxtil no México, enfatizou que o Brasil não pode deixar que o mesmo aconteça com o setor brasileiro. Compuseram também a mesa o presidente do Sinditextil CE Ivan Bezerra Filho que estava ao lado de seu pai, Ivan Rodrigues Bezerra do Conselho Estadual de  Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará.

Alfredo Bonduki,  presidente do Sinditêxtil-SP, parabenizou a iniciativa da Frente Jose Alencar e da ABIT, bem como o grande esforço junto ao executivo e legislativo de Brasília que culminou nas medidas anunciadas pela presidente Dilma. “Agora, solicitou que a próxima reunião da Frente seja realizada em São Paulo” concluiu Bonduki.  O deputado Chico Lopes  acolheu o pedido e, na sequencia, encerrou a reunião.