Rhodia ganha prêmio de tecnologia com a inovação Emana

O fio têxtil em poliamida Emana, inovação criada pela Rhodia a partir do Brasil, é o grande vencedor de 2009 do Prêmio Tecnologia, na categoria Empresas, concedido pela ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química. O anúncio foi feito no dia 4 de dezembro, durante evento anual da associação, que reuniu cerca de 600 empresários do setor e autoridades do governo brasileiro.

"É extremamente gratificante essa premiação, que reconhece os esforços da Rhodia no desenvolvimento de inovações a partir dos seus laboratórios brasileiros e sua contribuição para a evolução da indústria nacional", disse Marcos De Marchi (foto), presidente da Rhodia América Latina, ao receber o troféu entregue pelo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

Segundo ele, a empresa também recebe a distinção como um presente de aniversário, uma vez que em dezembro a Rhodia completa 90 anos de instalação no Brasil. "Nossa trajetória no País tem sido marcada pelo pioneirismo aliado à inovação em todos os setores em que atuamos", assinalou De Marchi.

Emana é o novo fio inteligente de poliamida 6.6 da Rhodia que incorpora propriedades de regulação térmica e melhora a microcirculação sanguínea quando próximo à pele. Pode ser empregado na confecção de uma ampla linha de peças de vestuário para diversos segmentos, entre os quais as roupas para prática de esporte (casual ou ativo), lingerie e underwear, entre outras.

Estudos científicos conduzidos por um laboratório independente no Brasil demonstram que, durante os exercícios, as roupas esportivas fabricadas com Emana melhoram a regulação térmica da pele, quando comparados a outros produtos, e reduzem o acúmulo de ácido láctico, que leva à fadiga muscular. Os mesmos estudos também indicam um maior conforto e ganhos na redução dos sinais de celulite devido a uma melhoria da elasticidade da pele.

Desenvolvida durante quatro anos, a inovação da Rhodia reúne também as características da poliamida 6.6 da empresa, como, por exemplo, a suavidade de toque, a facilidade de uso e manutenção, a resistência e a elasticidade, além de manter intactas as suas funções de desempenho durante toda a vida útil da roupa.

"Emana expande o perímetro de competências e mercados da Rhodia, ao incorporar em um único produto, aspectos químicos, físicos e biológicos. Além disso, Emana oferece uma extraordinária flexibilidade de cores e design para a confecção de roupas que atendem às inspirações dos estilistas e ao desejo dos consumidores", informou Thomas Canova, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Rhodia Poliamida.

Com tecnologia patenteada internacionalmente, Emana também recebeu a certificação classe I no Padrão OEKO- TEX 100, que indica inexistência de substâncias potencialmente nocivas à saúde no produto. "O fio pode ser utilizado inclusive, na confecção de roupas infantis", complementou Canova.