Estudantes de engenharia têxtil recebem Premiação em São Paulo

Rafael Cervone, presidente do Sinditêxtil-SP, entrega prêmio ao aluno Rafael Gandelini

Antecipando as festividades que serão realizadas em 2011 por ocasião das comemorações do Ano da Itália no Brasil, aconteceu em São Paulo, no dia 05 de março, cerimônia de entrega do Prêmio “1º Italian Textile Technology Award 2009”. Na oportunidade Rafael Cervone Netto, presidente do Sinditêxtil-SP, foi um dos representantes que condecorou um dos quatro alunos vencedores.

Os participantes tiveram como desafio desenvolver projetos com foco na inovação tecnológica e novas aplicações de materiais para a indústria mecanotêxtil. A seleção dos trabalhos foi realizada em duas etapas. Na primeira, as monografias foram escolhidas por coordenadores de cada instituição. Já na segunda etapa, representantes do Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE) e da Associação dos Construtores Italianos de Máquinas para a Indústria Têxtil (ACIMIT) escolheram os melhores trabalhos.

Foram condecorados os alunos Sergio Luiz Caciatore Filho, com seu trabalho sobre adaptação da barra de agulhas do nãotecido na máquina tufting, e Rafael Gandelini, que desenvolveu projeto sobre Hidroextrator a Vácuo, ambos da FEI, além de Natália Emerich Ladeira, que fez uma monografia sobre a inserção de uma nova tecnologia no processo de desengomagem e seu impacto nos efluentes gerados, e Joana Morgada Vieira, com seu estudo de redução da pilosidade em fios de anel (dispositivo soprador de Ar-Nozzle), ambas alunas do Senai/ Cetiqt.

Os alunos vencedores do “1º Italian Textile Technology Award 2009”

Como prêmio foram ofertadas quatro viagens à Itália, incluindo visitas aos escritórios do ICE em Roma, ACIMIT em Milão e às fábricas do setor, onde os alunos poderão conhecer as novas tecnologias italianas, além de um curso de formação gerencial com duração de uma semana no Politécnico de Milão. A viagem acontecerá de 13 a 28 de março e os alunos premiados serão acompanhados por um professor/ coordenador de cada faculdade.

Para o diretor do ICE-Brasil, Giovanni Sacchi, o concurso que acontece pela primeira vez no Brasil, já implantado em vários países, dá oportunidade de intercâmbio entre as universidades, além de incentivar os jovens talentos e futuros profissionais na área de tecnologia têxtil.