Receita apreende mercadoria falsificada em Paranaguá

A Receita Federal apreendeu, no dia 9 de agosto, 60 toneladas de produtos falsificados no porto de Paranaguá (PR), a maior apreensão da história da cidade. As mercadorias, compostas de bolsas, carteiras, relógios, roupas e óculos de marcas conhecidas, têm valor estimado em R$ 10 milhões.

Os responsáveis pela fraude estão sendo identificados e responderão por crime de contrabando e descaminho, por informar à Receita Federal de que a carga correspondia a outro tipo de produto. De acordo com o inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Paranaguá, Jackson Corbari, a apreensão ocorreu durante o procedimento chamado de gerenciamento de risco, no qual, através dos sistemas informatizados da RFB, o monitoramento das cargas ocorre antes mesmo de sua chegada ao Brasil. “São novas técnicas de avaliação de operações de comércio exterior que estão sendo implantadas nas unidades aduaneiras de todo o País” explica.