Divulgado edital que busca projetos voltados ao fortalecimento da indústria

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abrem o Edital RHAE Pesquisador na Empresa para a seleção de projetos que busquem fortalecer o setor industrial. O objetivo é selecionar propostas que visem apoiar atividades de pesquisa tecnológica e de inovação por meio da inserção de mestres ou doutores em empresas, prioritariamente de pequeno e médio porte. Dividido em três rodadas, o Edital financiará as propostas aprovadas no valor global de R$ 30 milhões.

Serão aceitas projetos de desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos que visem ao aumento da competitividade das empresas por meio de inovação; adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas; incremento, compatível com o setor de atuação, dos gastos empresariais com atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; atendimento à relevância regional; e cooperação com instituições científicas e tecnológicas.

Por projeto, o valor máximo a ser solicitado deverá ser de R$ 300 mil, somente em bolsas, nas modalidades descritas no Edital. Dos R$ 30 milhões disponibilizados, 30% dos recursos serão necessariamente destinados a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. Para participar o proponente deve ter seu currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes e ter vínculo formal com a empresa executora. As propostas deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 30 meses.

Para essa primeira rodada, as propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/), até o dia 22 de janeiro de 2010.

Para acessar o edital, clique aqui.