FIESP lança série sobre carga tributária

O Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP (DECOMTEC) organizou uma série que apresenta a dimensão da carga tributária na economia e na indústria de transformação. O primeiro caderno lançado pela Federação leva o título de "Panorama da Carga Tributária".

A análise da carga tributária dos setores restringiu-se a 91% de toda a arrecadação de tributos (federais e ICMS), que são as informações que, diante dos dados disponíveis, puderam ser atribuídos aos setores. Do total da arrecadação, 9% não foram utilizados no estudo dado à indisponibilidade de informações sobre sua distribuição entre os agentes econômicos. Nesse grupo estão os tributos municipais e os estaduais (exclusive o ICMS). Dos 91% utilizados na análise, 77,9% são tributos de Pessoas Jurídicas e 13,1%, de Pessoas Físicas (estes últimos foram desconsiderados dado o escopo do trabalho). Os resultados apontaram que a carga tributária na Indústria de transformação é a mais alta entre os 12 setores de atividade econômica.

Para acessar "Carga Tributária Brasileira: Repercussões na Indústria de Transformação", clique aqui.