Painel eletrônico da Abimaq aponta queda de empregos

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) inaugurou no dia 8 de março, na sede da entidade, na capital paulista, o “Desempregômetro”, painel eletrônico que contabiliza, em tempo real, o número de empregos que deixam de ser gerados no Brasil em razão do crescimento do volume de importações e da queda da exportação de produtos industriais nacionais, situação que se agrava nos últimos anos, principalmente em função da excessiva valorização cambial.

Os dados mostrados no painel, divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior, mostram que nos últimos seis anos, a perda anual na balança comercial de produtos industrializados acumulou, ao final do período, R$ 150 bilhões, volume que, se produzido internamente, equivaleria à criação de mais de quatro milhões de empregos na indústria de transformação.

Seguindo a lógica do “Importômetro”, painel elaborado pela ABIT com apoio do Sinditêxtil-SP, o senso de urgência é também o principal objetivo do “Desempregômetro”, que procura sensibilizar a sociedade e o governo a respeito da necessidade de medidas emergenciais para combater a importação predatória de produtos têxteis e a extinção de postos de trabalho gerados por essa prática. De acordo com os industriais de ambos os setores, o agravamento da situação relaciona-se em grande parte o elevado “Custo Brasil” e com as cargas tributárias aplicadas à produção nacional.