Ministro do Desenvolvimento recebe representantes da Indústria Têxtil

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, recebeu no dia 07 de junho, em Brasília (DF), os membros da Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção. Na audiência articulada pelo presidente da Frente, deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), foram discutidas as ações prioritárias para o fortalecimento do setor.

Alfredo Emílio Bonduki, presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo (Sinditêxtil-SP), esteve presente na reunião e recordou que as reivindicações são voltadas ao imediato reestabelecimento da competitividade das indústrias nacionais do setor. Já o presidente da ABIT, Aguinaldo Diniz Filho, entregou ao ministro uma carta com a pauta repleta de solicitações e observou sobre a necessidade do fortalecimento das confecções através da redução dos encargos incidentes sobre a folha de pagamento, da proposta de um SIMPLES ampliado e da intensificação ao combate às importações desleais.

O ministro afirmou que entende o senso de urgência do setor e garantiu que a presidente Dilma Rousseff lançará, em breve, um conjunto de medidas para o desenvolvimento da competitividade. "A preocupação do governo é enorme com o setor e já temos muita coisa formatada, faltando apenas bater o martelo", destacou.

Também estiveram presentes na audiência os deputados Pepe Vargas (PT-RS), Zeca Dirceu (PT-PR) e Guilherme Campos (DEM-SP), Vicente Donini (vice-presidente da ABIT), Fernando Pimentel (diretor-superintendente da ABIT), Alessandro Pascolato (Conselheiro da ABIT), Paulo Schoueri (Presidente do Sindicato de Especialidades Têxteis do Estado de São Paulo), Paulo Valente (Paramount Têxtil), Reinaldo Kroger (Presidente da ABRAFAS), Marco de Marchi (Presidente da Rhodia), Rafael Cervone (diretor-executivo do Programa Texbrasil), Flavio Roscoe (Presidente do Sindimalhas-MG), Ronald Masijah (Presidente do Sindivest-SP), Eunice Cabral (Presidente da Conaccovest), Cida Trajano (Conf. Nacional dos Trabalhadores do Vestuário) e José Calixto (Presidente da CNTI).

A próxima reunião do Grupo de Trabalho da Frente Parlamentar deverá ocorrer ainda neste mês, com Guido Mantega, ministro da Fazenda.