Nossa Caixa Desenvolvimento quer expandir operações de crédito

Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Agência de Fomento Paulista

A Agência de Fomento Paulista – Nossa Caixa Desenvolvimento, que em 2010 desembolsou R$ 250 milhões em operações de investimentos e capital de giro para empresas instaladas no Estado de São Paulo, quer agora expandir ainda mais o crédito para pequenas e médias empresas. A Agência de Fomento Paulista é parceira do Sinditêxtil-SP desde agosto do ano passado, com quem mantém um acordo de cooperação que visa facilitar o acesso de empresários do setor às linhas de financiamento oferecidas, sem burocracia.

“Nosso desempenho no ano passado demonstra o sucesso do modelo de parcerias que implementamos com as associações e sindicatos de classe dos diversos setores de nossa economia. Para o exercício de 2011 temos um desafio ainda maior, que é a expansão das nossas operações de crédito para o segmento das pequenas e médias empresas, tudo isso em sintonia com a política de desenvolvimento fixada pelo Governo do Estado”, declarou Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Agência.

A instituição opera como um banco de desenvolvimento, para financiar diversos setores produtivos da economia, como indústria têxtil, com faturamento anual entre R$ 240 mil a R$ 100 milhões.

Aquisição de máquinas e equipamentos: financiamento com taxa de 0,65% a.m. + IPC-FIPE

Entre as linhas de crédito disponíveis, a Agência de Fomento Paulista disponibiliza a menor taxa do mercado para capital de giro: 0,96% ao mês com prazo de até 12 meses – para desconto de duplicatas – e até 24 meses para a LEP - Linha Especial de Giro Parcelada - com carência de 12 meses; além das linhas para investimentos como a LEI – Linha Especial de Investimento -, com taxa de 0.96% ao mês, para empresas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões, que podem contar com a garantia do Fundo de Aval Paulista (FDA), para abertura de franquias, aquisição de máquinas e equipamentos novos, equipamentos, instalações e aquisição e adequação de veículos automotivos utilitários. Os prazos para são de até 2 anos com um mês de carência.

A Agência de Fomento Paulista começou suas atividades em março de 2009 e, em dezembro de 2010, a instituição teve seu capital de RS 1 bilhão totalmente integralizado por seu acionista controlador, o Governo do Estado de São Paulo. A Agência tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do estado, facilitando a geração de emprego e renda.

Inovação e sustentabilidade

Desenvolvimento sustentável: Linha Economia Verde com taxa de 0,49% a.m. + IPC-FIPE

Para 2011,  a Agência de Fomento Paulista pretende ampliar a sua atuação apoiando empresas de pequeno e médio portes, que tenham incorporadas em seus projetos, tecnologias inovadoras. A linha FIP - Financiamento ao Investimento Paulista -  é específico a projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico, meio ambiente e à eficiência energética para indústrias, comércio, agroindústrias, prestadoras de serviços e cooperativas de produção paulistas.

A linha FIP oferece taxa de juros de 0,65% ao mês, mais correção pela IPC-FIPE , com prazo de até 60 meses, incluindo a carência - que é 12 meses - , para cinco modalidades de atuação: financiamento para a aquisição de máquinas e equipamentos, para projetos e capital de giro associado ao investimento, para empresas inovadoras que necessitam de recursos para desenvolvimento e transferência de tecnologia e a criação de novos produtos, além de financiamento para melhorias no processo de produção para atender a legislação ambiental e, ainda, às empresas para redução do consumo de energia e uso de energias alternativas.

“Agora o empresário paulista tem uma instituição que financia projetos não poluidores e geradores de empregos”, destaca Milton Luiz de Melo Santos. A Agência de Fomento Paulista oferece apoio às empresas que necessitam modernizar sua capacidade produtiva garantindo maior sustentabilidade, com a redução dos impactos no meio ambiente de seus projetos.

Contato

Com um modelo de negócio diferenciado, a Agência de Fomento Paulista opera através de diversos Acordos Operacionais com entidades como o Sinditêxtil-SP. Para mais informações o empresário deve procurar diretamente a sua entidade empresarial. Outra forma é por meio da ferramenta Negócios On-line, no site da instituição, onde é possível solicitar crédito de forma rápida e prática. Também é possível fazer uma simulação da operação de crédito desejada. O site da Agência de Fomento Paulista é www.nossacaixadesenvolvimento.com.br. O telefone para contato é (11) 3123-0464.