NOTÍCIAS
 
 

Ambiente para o consumidor melhorou em agosto

A RC Consultores divulgou artigo que aponta que, no mês de agosto de 2010, o “percentual de consumidores endividados” aumentou um ponto em relação ao mesmo mês do ano passado, situando-se em 50%, o que correspondeu a um recuo de dois pontos percentuais (p.p.) frente a julho de 2010.

O percentual de famílias com “contas em atraso” foi de 14%, caindo cinco p.p. na comparação com agosto de 09. Com este resultado, no entanto, o referido indicador teve redução de um p.p frente ao observado em julho de 2010.

Ainda em agosto de 2010, a “proporção de consumidores que não têm condições de saldar total ou parcialmente suas dívidas” cravou a marca de 5%, ou seja, ficou três p.p. acima do patamar verificado em agosto de 2009. Em comparação com julho de 2010, houve aumento de um p.p.

O índice geral de confiança do consumidor, por sua vez, atingiu 162,3 pontos, isto é, ficou em nível 16% superior ao de agosto de 2009. Em relação à julho de 2010, este índice teve acréscimo de 4,6%.

Por fim, em agosto deste ano, o nível de inadimplência do consumidor (lag4), na Grande São Paulo, apresentou queda de 0,7 p.p. frente à agosto de 2009, situando-se em 6,5%. Em comparação com agosto de 2010, tal indicador apresentou elevação de 1,8 p.p.

Fazendo-se um balanço desse conjunto de indicadores conjunturais, pode-se concluir que, em agosto de 2010, o ambiente para o consumidor melhorou, já que, essencialmente, houve: a) sensível redução do percentual de famílias com contas em atraso; b) diminuição da proporção de consumidores que não têm condições de saldar total ou parcialmente suas dívidas; c) queda do nível de inadimplência e d) aumento do índice geral de confiança.

Para ver a tabela de endividamento dos consumidores, o gráfico com o índice de confiança do consumidor e a tabela/gráfico do nível de inadimplência, clique aqui.