16/03/2009 - Sinditêxtil-SP lança Guia de Produção Mais Limpa

O Sindicato da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo (Sinditêxtil-SP), junto a Câmara Ambiental da Indústria Têxtil, formada por membros do sindicato e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), apresentarão o Guia de Produção Mais Limpa do setor têxtil, no dia 24 de março.

O lançamento ocorrerá durante a Conferência Paulista de Produção Mais Limpa da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso, na capital paulista.

O Guia de Produção Mais Limpa tem como objetivo auxiliar as indústrias na fabricação de seus produtos, utilizando menos energia elétrica e água no processo produtivo, sendo que a prática de processos mais limpos gera menos poluentes durante a produção, o que resulta na redução de custos. O setor têxtil paulista é pioneiro na adoção de práticas de produção mais limpa.

O grupo de trabalho da Câmara Ambiental se reuniu durante todo o ano de 2008, para a elaboração do manual de orientação para práticas de Produção Mais Limpa.

“Este guia descreve a atividade têxtil e relaciona medidas práticas genéricas e específicas para produção. Tão importante quanto utilizar este manual será a necessidade de sua constante atualização. Este trabalho é mais um passo dado para melhorar ainda mais a qualidade ambiental do produto têxtil. Agradeço a todos os membros da Câmara, o grupo de trabalho, que coordenou a organização do guia, e a todos que contribuíram para a realização desse projeto”, comentou Rafael Cervone Netto, presidente do Sinditêxtil-SP.

Anote:

Lançamento Guia de Produção Mais Limpa