Italian Textile Technology Award premia alunos com viagem à Itália

Carolina Hattori, aluna da FEI, recebe prêmio de Alfredo Emilio Bonduki, presidente do  Sinditextil-SP

Aconteceu em São Paulo, no dia 13 de junho, cerimônia do Italian Textile Technology Award 2011, que reconhece projetos de alunos do Centro Universitário da FEI e da Faculdade SENAI/Cetiqt nos quesitos inovação técnica e/ou inovação na aplicação de materiais para a indústria mecanotêxtil.

No total, seis estudantes receberam reconhecimento ao mérito. O presidente do Sinditêxtil-SP, Alfredo Emílio Bonduki e o diretor-superintendente da ABIT, Fernando Pimentel, estiveram presentes na oportunidade e entregaram o troféu a duas alunas da FEI.

Os premiados receberam das entidades promotoras (ICE - Instituto Italiano para o Comércio Exterior, Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico e ACIMIT - Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas para a Indústria Têxtil) uma viagem de 15 dias à Itália, incluindo visitas aos escritórios do ICE em Roma, ACIMIT em Milão e às fábricas do setor, onde poderão conhecer as novas tecnologias que fazem dos italianos líderes mundiais no mercado têxtil, além de um curso com duração de uma semana no Politécnico de Milão. A viagem está programada para o dia 25 de junho de 2011, onde os alunos serão acompanhados por um professor/coordenador de cada faculdade.

O concurso Italian Textile Technology Award, que neste ano chegou a sua segunda edição, visa favorecer o intercâmbio e a sinergia entre as universidades brasileiras e italianas.

Confira os premiados

Centro Universitário da FEI (Engenharia Têxtil): Carolina Hattori, com o projeto sobre Influência da cor, fator de cobertura e tipo de fibra na absorção dos raios UV; Maria Carolina Garcia Peixoto, com o trabalho comparação da proliferação de fungos em lingeries de poliamida e algodão; Marjorie Aiko Tokoi, com a monografia Câmera acoplada ao Martindale (equipamento de avaliação da resistência ao pilling de um tecido).

SENAI/Cetiqt: Diego Vaz Ferreira, com o projeto sobre análise tecnológica da absorção em materiais têxteis no segmento de limpeza industrial; Gabriel da Costa Pessoa, com o trabalho tecnologia e aplicação do não tecido na construção civil: isolamento acústico; e Martina Pucciarelli Souza, com a monografia tecnologia aplicada ao uso de micro-ondas para o tingimento têxtil comparado aos demais processos.