Cartão BNDES: novas linhas de financiamento

O Sinditêxtil-SP recebeu em sua sede, no dia 13 de agosto, um workshop do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que apresentou as novas formas e linhas de financiamentos que são proporcionados através do cartão BNDES. São cinco linhas que agregam a diferentes necessidades e tamanhos de negócios.

“Essas linhas de financiamento certamente trarão bons frutos aos empresários. O cartão do BNDES é um estimulante para o desenvolvimento nacional, com taxas de juros que não são abusivas e com prazos de pagamentos de até 48 meses”, comentou Jorge Moraes, representante do Banco. O cartão pode ser utilizado na aquisição de 110 mil itens de variados setores da economia, que podem ser encontrados no Portal de Operações do BNDES pelos fornecedores credenciados, incluindo insumos para o setor têxtil.

Foram apresentadas no evento cinco linhas de financiamento, que agregam a empresas de micro, pequeno, médio e grande porte.

FINEM - Apóia projetos de investimentos destinados à implantação, expansão e modernização de empresas. Podem ser financiados máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional, credenciados pelo BNDES, ou importados sem similar nacional, bem como capital de giro associado ao investimento, entre outros itens.

Exim pré-embarque - Financiamento ao exportador, na fase pré-embarque, da produção destinada à exportação de serviços e bens indicados na Relação de Produtos Financiáveis. As operações são realizadas por meio das instituições financeiras credenciadas e são destinadas a empresas exportadoras de qualquer porte.

Exim pós-embarque - Apoio à comercialização, no exterior, de bens constantes na Relação de Produtos Financiáveis e/ou de serviços brasileiros, através das modalidades Supplier’s credit e Buyers’s credit. Esta linha de financiamento destina-se a empresas exportadoras de bens e/ou serviços de qualquer porte.

BNDES Automático - Apóia projetos de implantação, ampliação, recuperação e modernização de empresas, incluindo obras civis, montagens e instalações, aquisição de equipamentos novos - de fabricação nacional – e capital de giro associado ao projeto cujo valor do projeto seja de até R$ 10 milhões.

FINAMEé uma linha de crédito destinada a empresas de micro e pequeno porte, localizadas em qualquer região do país. São utilizados recursos do BNDES para financiar a aquisição de máquinas e equipamentos nacionais novos, cadastrados na Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME), e capital de giro associado à aquisição isolada de equipamentos.

Para acessar a apresentação feita durante o workshop, clique aqui ou para mais informações, acesse o portal do BNDES.