18/05 - Ideli Salvatti e Udo Döhler entregam solicitações dos têxteis a Lula

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) e o empresário Udo Döhler entregaram ao presidente Lula, no dia 14, dois documentos com solicitações do setor têxtil. A conversa com o presidente ocorreu na Base Aérea de Florianópolis, em Santa Catarina, onde o presidente chegou para participar da abertura Fórum Mundial do World Travel & Tourism Council (WTTC).

Um dos documentos, assinado pela Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e da Confecção Brasileira, aborda a preocupação do segmento com os excedentes de produção que a China está procurando colocar em novos mercados, como o Brasil. Apenas no primeiro quadrimestre deste ano, as importações brasileiras de vestuário provenientes daquele país cresceram 83%, enquanto a produção da indústria têxtil entre os últimos meses de janeiro e março recuou 13,6% na comparação com igual período de 2008, ocasionando a perda de 10,7 mil postos de trabalho. "Não se trata de fechar as fronteiras, mas sim de não permitir que sejamos o estuário dos excedentes de produção existentes no mundo, em particular da China, que é o maior produtor e exportador mundial", disse Ideli, que é coordenadora da Frente no Senado. "Nossa preocupação é que este quadro deverá se agravar rapidamente, causando mais desemprego", completou.

No outro documento, o Sinditêxtil-SP expõe o projeto Educação: Costurando o Futuro e destaca as ações junto ao ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para viabilizar a aquisição da indústria nacional de bens e serviços com estímulo à inovação tecnológica, desenvolvimento de novos materiais e aplicações, principalmente em relação aos uniformes profissionais de uso militar e civil. "O presidente comprometeu-se a dar atenção especial à situação, pedindo para que a senadora encaminhe o caso tão logo ele retorne da viagem que fará em breve para a China", informou Dohler.