Brasil e Israel: oportunidades à vista com Edital de cooperação

Em 25 de maio Brasil e Israel lançaram o primeiro Edital de chamada para a apresentação de propostas de cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre empresas brasileiras e israelenses. Este Edital é fruto do Memorando de Entendimento assinado entre os dois Países em 2007 sobre Cooperação Bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento Industrial no Setor Privado.

A iniciativa, que está sendo coordenada e implementada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial Israelense - MATIMOP, prevê o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico entre empresas brasileiras e israelenses, utilizando-se de recursos do Escritório do Cientista-Chefe (OCS), pelo lado israelense, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Banco do Nordeste (BNB), pelo Brasil.

O Edital deverá ser lançado no mercado anualmente com previsão de duas chamadas convidando empresas brasileiras e israelenses de todos os setores a elaborarem uma proposta de cooperação em P&D que resulte no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial direcionados à comercialização no mercado doméstico e/ou global.

O processo de busca de parceiros (matchmaking) entre os dois países se dará de forma contínua com o auxílio do Comitê Gestor, coordenado pelo MDIC no Brasil e pelo MATIMOP, em Israel e contará com agenda de encontros em missões e conferências setoriais proporcionando que empresários brasileiros e israelenses encontrem seus potenciais parceiros.

As empresas interessadas deverão preencher o "Formulário de Busca de Parceiros" disponível no menu "Edital" do site do MDIC e apresentar a proposta de cooperação até 25 de agosto de 2010.