19/02/2009 - Governo amplia Proex para empresas com faturamento anual de até R$ 600 milhões

Para atender a um número maior de exportadores, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) ampliou o Programa de Financiamento às Exportações (Proex) para empresas com faturamento bruto anual de até R$ 600 milhões. Antes, o limite de cobertura do Proex-Financiamento estava disponível para empresas com faturamento de até R$ 300 milhões.

A decisão da Camex levou em consideração a escassez de crédito para operações de comércio exterior e a necessidade de disponibilizar recursos para um número maior de empresas exportadoras brasileiras, em virtude da crise financeira internacional.
A medida foi publicada hoje (18/2) no Diário Oficial da União, pela Resolução Camex nº 10, de 17 de fevereiro de 2009.

Proex - O Proex tem orçamento oriundo do Tesouro Nacional que é aprovado pelo Congresso Nacional. O Programa tem a finalidade de conceder financiamentos com custos iguais aos praticados no comércio exterior para aumentar as vendas externas e fortalecer a posição do país no mercado mundial. O orçamento para o ano de 2009, na modalidade Financiamento, é de R$ 1,3 bilhão. O programa prevê ainda aportes de R$ 1 bilhão na modalidade Equalização.

FONTE: MDIC