19/03/2009 - Clodovil Hernandes: * 1937 † 2009

Nascido na cidade de Elisário, no estado paulista, no dia 17 de junho de 1937, Clodovil Hernandes foi consagrado como estilista nos anos 60 e 70, ficou famoso como apresentador de televisão nas décadas de 80 e 90 e, no ano de 2006, foi eleito deputado federal pelo Estado de São Paulo com a histórica marca do 3º deputado mais votado no País. Clodovil encerrou sua vida pública – e polêmica – na terça feira, dia 17 de março, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

“Lamentamos a morte do deputado e estilista Clodovil Hernandes, que iniciou o movimento da moda brasileira, trouxe a tona uma nova identidade para o estilo do País ajudando no processo da expansão desse mercado, que hoje é tão procurado e visado no Brasil. Suas atitudes sempre mostraram exatamente quem ele foi e a autenticidade de suas palavras o fez conquistar seu espaço e importância para o cenário brasileiro”, afirmou Aguinaldo Diniz Filho, presidente da ABIT.

“O deputado Clodovil Hernandes foi inegavelmente um dos mais votados da história do congresso, um marco que coloca qualquer pessoa pública na história do País. Independente disto, Clodovil já tinha entrado para a história da moda brasileira como um dos estilistas mais talentosos e polêmicos das últimas décadas”, disse Rafael Cervone Netto, presidente do Sinditêxtil-SP.

“O Clodovil foi uma pessoa que sempre se destacou, em todas as atividades que exerceu, sendo estilista, apresentador ou deputado. Sempre foi autêntico, e o País precisa de pessoas autênticas, que causem polêmicas para incentivar o debate, aonde quer que esteja”, comentou Fernando Pimentel, diretor superintendente da ABIT.

Como deputado federal, apresentou 17 projetos e uma proposta de emenda à Constituição (PEC) à Câmara desde que assumiu o mandato em fevereiro de 2007. Hernandes, que não possui família, deixou testamento visando atividades beneficentes.

FONTE: Redação