Alfredo Bonduki fala em rádio sobre lixo hospitalar

O presidente do Sinditêxtil-SP, Alfredo Emílio Bonduki, concedeu entrevista à rádio Bandeirantes no dia 18 de outubro sobre o lixo hospitalar dos Estados Unidos que foi encontrado em várias cidades brasileiras. Durante a conversa, o executivo ressaltou a importância do controle da entrada de produtos importados e alertou para a quantidade de importação de trapos no País.

“O Brasil é um dos poucos países do mundo que não controla a entrada de resíduos têxteis. Só agora o Inmetro poderá aferir e qualificar os produtos que vêm do exterior, pois antes, o instituto não tinha autorização para entrar nos portos e avaliar esses artigos”, afirmou Bonduki.

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato, o Brasil é um dos maiores importadores de trapos do mundo. “Somente neste ano, foram mais de cinco mil toneladas de resíduos que entraram no País”, destaca.

Bonduki também salientou que as medidas que podem remediar a situação contam com aumento da fiscalização em portos. “Com a operação Panos Quentes 3, a Receita Federal poderá abrir 30% das mercadorias têxteis importadas ao invés de apenas 10% como era feito anteriormente”, conclui.