Divulgada primeira versão da programação do ITMF Brasil 2010

A organização do ITMF, International Textile Manufacturers Federation, divulgou a primeira versão da programação de sua convenção anual, que acontecerá de 17 a 19 de outubro de 2010, em São Paulo. “Conformidade, Sustentabilidade e Rentabilidade” é o tema que direcionará a Conferência, onde os líderes têxteis mundiais discutirão as estratégias do setor para os próximos doze meses, cinco e dez anos, em todos os elos da cadeia têxtil e de confecção.

Como palestrantes/mediadores estão previstos nomes como Haroldo Cunha, presidente da ABRAPA, Richard Ward, diretor-superintendente da Petroquímica Suape, Marcos de Marchi, presidente da Rhodia, Guido Mantega, Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, Presidente do Banco Central, Luciano Coutinho, Presidente do BNDES, Marcos Gouvea de Souza, do GMD Brasil e Alessandro Teixeira, Presidente da APEX-Brasil, entre outros.

Representantes internacionais também ministrarão palestras, como Dan Cameron, Gerente-geral do Terranova Ranch (EUA), Terry Townsend, Diretor-executivo do ICAC (EUA), David Bayliss, Diretor da Advansa (Turquia), John Hawksworth, Diretor da PWC (UK), Achim Steiner, Diretor-executivo do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Quênia), John Cheh, CEO da Esquel (Hong Kong, China), John Easton, Gerente de Soluções Ecológicas da Dystar (UK), entre outros.

Também foram convidados e devem confirmar presença algumas autoridades, como Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil, Alberto Goldman, Governador do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, Prefeito da Cidade de São Paulo, Robson Braga de Andrade, Presidente da CNI, Miguel Jorge, Ministro do Desenvolvimento, Celso Amorim, Ministro das Relações Exteriores e Benjamin Steinbruch, Presidente da FIESP.

“Alinhar o discurso mundial do setor e tornar esse importante segmento da economia global em uma referência quanto aos cuidados ambientais e sociais, visando desenvolvimento sustentável e eficiente para os próximos profissionais que vão dirigir os teares da economia, conciliando isso com ética e lucros, são os principais motivos pelos quais nos reuniremos”, afirmou Aguinaldo Diniz Filho, presidente da ABIT e que será mediador das discussões, da reunião.

O Brasil é o sexto maior produto têxtil do mundo, tendo faturado, em 2009, US$ 50 bilhões. São 30 mil empresas que representam 17,5% do PIB da indústria de transformação e cerca de 3,5% do PIB total brasileiro. “Temos uma indústria pujante e qualificada, que tem investido forte no desenvolvimento de sua produção e design. O Brasil é um País que tem na indústria têxtil um forte aliado para o crescimento econômico”, acrescentou Diniz Filho.

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) é co-responsável pela realização e coordenação do evento, juntamente com a diretoria do ITMF. O encontro conta ainda com a parceria do Texbrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela ABIT em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Para ver  a programação completa do evento, clique aqui.