Mercadinho mostrará quanto a população paga de impostos

Um minisupermercado foi montado em plena Avenida Paulista, no dia 24 de setembro. Vários produtos foram expostos com os preços e a porcentagem de impostos que incidem sobre os itens, muitas vezes desconhecidos pelo consumidor.

Também foram distribuídos mais de 10 mil folders com as informações das taxas cobradas em diversos outros produtos industrializados. Este é o terceiro ano em que o Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo realiza o Feirão do Imposto. No ano passado, a inciativa atingiu mais de 10 mil pessoas que circulavam pela Avenida Paulista.

O Feirão, que aconteceu simultaneamente em 20 Estados e em mais de 65 cidades, é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). Criado em 2003 na cidade catarinense de Joinville, o Feirão mostra de maneira simples e objetiva, o peso da carga tributária que a população paga em forma de impostos nos principais produtos e serviços.

Alguns exemplos de quanto os impostos incidem sobre os produtos:

* Arroz - 18,00%
* Borracha - 44,39%