Proex Financiamento para micro, pequenas e médias empresas

Empresas com faturamento anual de até R$ 60 milhões poderão contratar financiamento do Proex (Programa de Financiamento às Exportações) para fabricação de mercadorias destinadas à exportação, o chamado crédito pré-embarque, antiga reivindicação dos empresários.

O percentual máximo admitido para fins de financiamento é de 100% do valor previsto no contrato comercial ou na fatura pró-forma com a expressa concordância do importador, excluídos a comissão de agente e eventuais pré-pagamentos, conforme versa a RESOLUÇÃO CAMEX nº 45, de 26/08/2009, publicada na data de hoje, quando passa a vigorar.

O Banco do Brasil servirá de agente para essas operações de crédito, que poderão ter prazo de até seis meses - no fim dos quais o exportador poderá obter um financiamento pós-embarque, transferindo o crédito ao cliente no exterior. O Proex destinará 10% de seu orçamento, US$ 130 milhões, para essa linha.

O financiamento para a produção de bens e serviços destinados à exportação com recursos do Proex proporcionará ao exportador maior competitividade no mercado internacional.

Fontes: Valor Econômico, site do MDIC