Tavex ganha prêmio de gestão ambiental

A Tavex, maior produtora mundial de denim diferenciado, é a vencedora da 1ª edição do Prêmio Sinditêxtil, na categoria Gestão Ambiental. A empresa foi escolhida por seu projeto de neutralização de resíduos industriais e redução de emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos gases do efeito estufa que contribui para o aquecimento global. Promovido pelo Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de São Paulo, Sinditêxtil-SP, o prêmio tem como objetivo destacar as ações positivas de gestão de recursos e inovação em empresas do setor.

Até 2007, a Tavex neutralizava seus efluentes com ácido sulfúrico, produto corrosivo e tóxico. Por meio de estudos técnicos, a companhia avaliou que seria possível realizar a neutralização com o uso do CO2 proveniente de seu próprio processo industrial. Inicialmente implantada na fábrica de Tatuí (SP) em 2007, o sistema chegou às plantas de Americana (SP) e Socorro (SE) no ano seguinte.

Com a mudança em todas as unidades que possuem tingimento e acabamento, a Tavex deixou de liberar três mil toneladas de dióxido de carbono por ano, o que significa redução de 4,5% do que a companhia emite na queima de combustíveis fósseis. Além disso, com a substituição do ácido sulfúrico, a Tavex já economizou cerca de R$ 2,5 milhões.

“O projeto excluiu os riscos de manuseio dos produtos utilizados, melhorou a qualidade do efluente e trouxe ganhos financeiros para a companhia. Além disso, a mudança está totalmente alinhada com o compromisso da Tavex com a sustentabilidade”, afirma Geraldo Silva Filho, gerente de gestão corporativa da Tavex. O próximo passo é a implantação do sistema de neutralização na planta de Tucumán, na Argentina.

O 1º Prêmio Sinditêxtil será entregue no dia 28 de abril, em São Paulo.