NOTÍCIAS
 
 

Ministro da Fazenda anuncia medidas para o setor têxtil

 
  Empresários têxteis entregam Medalha ao ministro Guido Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reuniu-se na última terça-feira (27) com empresários têxteis para anunciar novas medidas governamentais de regulamentação de importações desleais.

Mantega afirmou que o governo reajustará o regime de tributação para os produtos têxteis. “Estamos formatando um procedimento de salvaguarda que deverá se completar nos próximos dois meses para mudar a atual tributação ad valorem para ad rem”, anunciou. A medida, que aplicará um valor fixo às mercadorias vindas de fora do País, tem o objetivo de inviabilizar o subfaturamento de importados. “Esta é uma arma forte que teremos para enfrentar a concorrência, cada vez maior neste setor”, ressaltou o ministro.

De acordo com o ministro, o governo enviará uma petição à Organização Mundial do Comércio (OMC) para que a medida seja regulamentada. “Essa é mais uma ação para fortalecer esse setor que é tão importante para a economia do País”, afirmou Mantega, que acredita que a medida deve vigorar em três meses.

Ainda durante o encontro, Mantega recebeu, em reconhecimento às ações do Ministério em prol do setor têxtil, a “Medalha do Mérito ABIT”, concedida pelo presidente da entidade, Aguinaldo Diniz Filho. “Fico muito feliz em receber essa comenda de uma entidade tão representativa para o setor. Justamente por isso, vamos começar 2012 defendendo a indústria têxtil e de confecção”, enfatizou o ministro.