Sinditêxtil-SP lança manual de desempenho ambiental

Manual lançado pelo Sinditêxtil-SP em conjunto com a CETESB

Com o objetivo de criar uma cultura de medição de indicadores de desempenho ambientais, o Sinditêxtil-SP, em conjunto com a CETESB, no âmbito da Câmara Ambiental do Setor Têxtil, criou um manual explicativo para a obtenção e aplicação de dados, afim de quantificar e qualificar o desempenho ecológico das indústrias têxteis.

O Sindicato recomenda que cada empresa realize o monitoramento das principais etapas de seu processo produtivo, observando deste modo a aquisição e manuseio de matéria prima, consumo de água, energia e de outros insumos e a geração de resíduos, transformando seus dados em indicadores mensuráveis. Esses aspectos são causadores de potenciais impactos ambientais, positivos ou negativos, que podem representar altos custos para a indústria.

A adoção dessa cultura possibilita verificar a tendência, eficiência e eficácia das medidas tomadas e assim visar estratégias de melhoria, que poderão subsidiar o planejamento a ser contemplado na renovação da licença ambiental no Estado de São Paulo, bem como na elaboração de projetos para obter ampliação de prazos de validade destas licenças, conforme prevê o disposto no Decreto 47.400, de 04/12/2002 (CETESB, 2002).

Para mais informações entre em contato com Wilson de Oliveira, pelo telefone: (011) 3823-6179 ou pelo email: meioambiente@sinditextilsp.org.br .