NOTÍCIAS
 
 

Tapetes São Carlos conquista certificação ambiental

Reduzir o impacto ambiental na fabricação de seus produtos sempre foi o lema da empresa Tapetes São Carlos, fabricante de tapetes e carpetes que atua, dentre outros segmentos, com o fornecimento de produtos para montadoras, autopeças e revendas do setor automotivo. Em 2009, a indústria sediada na cidade de São Carlos (SP) obteve a Certificação ISO 14000 (sistema de Gestão Ambiental) por meio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Para isso a empresa alinhou todas as ações e projetos ambientais, como reutilização e reaproveitamento de matérias-primas atendendo a legislação ambiental vigente, implementou melhoramentos e outras ações, principalmente o descarte controlado de resíduos.

Para conquistar a certificação, a Tapetes São Carlos alinhou seus equipamentos, ações e projetos ambientais.

Desde o início das atividades, na década de 1950, a empresa mantém a cultura de preservação do meio ambiente. A cada ano institui ações, como reuso de água, tratamento de efluentes, controle de emissões atmosféricas, emissão de ruídos em torno da organização, destinação de resíduos sólidos e de óleos lubrificantes, entre outros. Para isso adequou todas suas políticas, incluindo documentação ao atendimento da legislação, e implementou todos processos necessários para tornar a Tapetes São Carlos ecologicamente correta.

A companhia também adequou o departamento hidráulico, responsável pela manutenção das empilhadeiras, com a instalação de sistema de decantação de óleo e água. “Com isso evitamos que os resíduos da lavagem das empilhadeiras caiam na rede pública de esgoto”, conta Marcos Mello, supervisor da área de Qualidade e Meio Ambiente da Tapetes São Carlos. Mello ressalta ainda a importância da conquista do ISO 14000 e o apoio técnico do IQA para a consolidação das ações realizadas e resultados. “Ampliamos o foco no desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental, contando com o apoio dos especialistas do IQA, e conquistamos a imagem de empresa ambientalmente correta”, completa.

Para mais informações sobre a Tapetes São Carlos, clique aqui.