Têxtil tem premiação inédita no IDEA/Brasil

Alfredo Emílio Bonduki (à esquerda) entrega prêmio para a empresa Real Estúdio

Pela primeira vez o setor têxtil e de confecção foi contemplado no IDEA/Brasil, considerado o maior prêmio de design industrial do País e que acaba de chegar à 4ª edição. Na categoria Têxtil, a empresa Real Estúdio (tecido adesivo para decoração) recebeu o prêmio Ouro, enquanto a EcoSimple Bronze. A designer Luisa Herculano também ganhou Bronze na categoria Acessórios Pessoais. O presidente do Sinditêxtil-SP e vice-Presidente da ABIT, Alfredo Emílio Bonduki, participou da solenidade e entregou o prêmio para a empresa Real Estúdio. "O setor têxtil está lisonjeado, pois passou a fazer parte desta renomada premiação", disse Bonduki.

No total 87 premiados foram homenageados em 20 categorias na cerimônia que aconteceu no dia 23 de agosto, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo. “Para nós da EcoSimple, o prêmio IDEA/ Brasil é muito importante, pois isso traz mais um selo que atesta a qualidade do nosso trabalho, isso só confirma o nosso objetivo, que é oferecer ao mercado tecidos renováveis, com responsabilidade social e respeitando principalmente o meio ambiente, diz o diretor Claudio Rocha. A EcoSimple utiliza como sua principal matéria-prima a mistura de fibras de garrafas PET, com outras oriundas do processo de reciclagem de aparas e retalhos descartados de confecções. Clique aqui e confira a relação completa dos vencedores.

O IDEA/Brasil é realizado pela Associação Objeto Brasil, em promoção conjunta com a Apex-Brasil, Agência Brasileira para a Promoção de Exportações e Investimentos e patrocínio do SEBRAE, ABDI e ABIT por meio do TexBrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira. O prêmio, que recebe mais de 400 inscrições por ano, é a versão brasileira do prêmio americano IDEA, que é promovido há mais de 30 anos pelo IDSA - Industrial Designers Society of America. “Nesta edição nós introduzimos duas novas categorias: Têxtil e Design de Serviços. Pretendemos expandir o projeto cada vez mais, abrindo para outros setores”, comenta Joice Joppert Leal, diretora Executiva da Objeto Brasil.

O IDEA/Brasil montou uma exposição com os trabalhos vencedores até o dia 26 de agosto, no Conjunto Nacional, na capital paulista. “O objetivo é mostrar ao grande público a excelência do design brasileiro, por meio de uma exposição gratuita num local acessível”, declarou. Depois disso, a exposição segue para Curitiba, entre os dias 21 de setembro e 6 de outubro.

Em 2011, a excelência brasileira teve reconhecimento internacional, com 10 brasileiros premiados. Por meio da parceria entre Objeto Brasil e IDSA, os premiados do IDEA/Brasil são inscritos no IDEA Awards automaticamente, concorrendo com participantes do mundo inteiro.

A Associação Objeto Brasil tem a missão de promover o design brasileiro e de gerar seu reconhecimento em território brasileiro e mundial. Por conta disso, Joice Joppert Leal representará o design aqui produzido na Conferência IDSA, evento do design industrial norte-americano, que reúne mais de 800 profissionais ligados a indústria e inovação, entre 14 e 17 de setembro, no The Roosevelt Hotel, em New Orleans.