INA: Atividade industrial cresce 0,3% em julho

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) divulgaram no dia 30 de agosto o Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista referente a julho. Os números indicam um leve crescimento de 0,3% em relação a junho. Sem o ajuste sazonal, o crescimento vai a 0,6%.

No acumulado de 12 meses (jul. 2010/jul. 2011), o nível de atividade da indústria foi de 3,5% e o primeiro semestre de 2011 apresentou variação positiva de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) registrou aumento de 0,5% em relação ao mês anterior e, com ajuste, passou de 83 para 83,1. No mesmo parâmetro de comparação, as Vendas Reais e as Horas Trabalhadas na Produção caíram 0,3%.

Dos setores avaliados pela pesquisas, os setores de fabricação de artigos de borracha e plástico e Máquinas, Aparelhos e Materiais elétricos, destacaram-se com ganhos de 1,6% e 0,6%, respectivamente, em comparação a junho. O setor de Celulose, Papel e Produtos de papel, entretanto, apresentou queda de 0,6% na leitura mensal.

Menos confiança

Dados da pesquisa do Sensor Fiesp indicam diminuição da confiança dos empresários em relação ao atual cenário econômico. O levantamento apontou queda de quatro pontos em relação a junho, caindo de 51 para 47,3.

Os itens vendas e mercado também caíram para 45,2 (contra 52,1 em junho) e 48,6 (contra 51,7 em junho), respectivamente. Os números apontados pelo estoque (2,5 pontos contra 49,7 no mês anterior) sugerem acomodação da produção.