30/01/2009 - Rhodia adota nova logomarca mundial

A Rhodia, uma das líderes mundiais em química de especialidades, está adotando uma nova identidade visual, acompanhada de uma assinatura que reafirma seus princípios e valores como empresa de atuação internacional comprometida com o Desenvolvimento Sustentável do planeta.

As cores - azul e verde - utilizadas há dez anos pela Rhodia não foram mudadas, mas reavivadas e dinamizadas. O R de Rhodia está mais integrado ao conjunto da marca dentro de um círculo com um degradé de cores azul-verde que simboliza o planeta Terra. O círculo está igualmente cortado abaixo e a logo está posicionada sobre uma linha do horizonte invisível, simbolizando modernidade, dinamismo e solidez.

Embaixo da logo, alinhada, está a assinatura Chemistry is our world, Responsibility is our way. A assinatura mostra o posicionamento da Rhodia e os seus compromissos com uma atuação responsável seguindo as orientações e determinações do programa Rhodia Way. “A renovação da logomarca e a nova assinatura refletem nossos valores e identidade”, diz Odete Duarte, diretora de Comunicação Corporativa da Rhodia América Latina.

Posteriormente à criação da logomarca foi realizada uma pesquisa com 100 formadores de opinião nos Estados Unidos, Europa e Brasil e apresentação formal às equipes internas americanas, asiáticas e brasileiras, cujo resultado comprovou o acerto da mudança. Os atributos de modernidade, dinamismo e engajamento contidos na nova identidade visual foram largamente aprovados: 92% dos brasileiros inquiridos a respeito consideraram que a assinatura e a nova identidade visual oferecem uma imagem fortemente positiva da empresa.

O início da implantação dessa renovação da logomarca representa no Brasil a primeira ação das comemorações dos 90 anos de instalação da empresa no País, a serem completados em 19 de dezembro de 2009. “A Rhodia tem sido pioneira e inovadora desde que instalou a sua primeira unidade em Santo André (SP), em 1919, que se tornou marco da primeira fase da industrialização brasileira”, afirma Marcos De Marchi, presidente da Rhodia América Latina.

Ao longo desse período, acrescenta De Marchi, a empresa tem dado uma enorme contribuição para o desenvolvimento econômico brasileiro, com a implantação de fábricas e conjuntos industriais, a geração de milhares de empregos, a introdução de processos produtivos e tecnologias de ponta, a criação e desenvolvimento de novos produtos e inovações para diferentes mercados.

FONTE: Redação