CNI: apesar da crise, continua crescendo otimismo do consumidor

De acordo com o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) divulgado em 28 de outubro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a crise econômica internacional parece não afligir os brasileiros. Com aumento de 0,5% sobre setembro, confiança dos consumidores cresce em outubro pelo segundo mês consecutivo. “Apesar da evolução recente, não se pode afirmar que a confiança do consumidor está retomando a trajetória de crescimento”, assinala o estudo. Isso porque mesmo com o crescimento moderado dos dois últimos meses, o INEC continua inferior ao registrado em julho passado e no início de 2011.

Segundo o economista da CNI, Marcelo Azevedo, apesar da melhora do INEC, a expectativa do brasileiro a respeito do índice de inflação, que teve queda de 1,9% de setembro para outro, revela pessimismo dos consumidores em relação à trajetória dos preços. “Esse indicador está 23,3% abaixo do registrado em outubro de 2010, o que mostra uma preocupação muito grande dos brasileiros com a inflação”, analisa Azevedo.

Três dos seis aspectos contemplados pelo INEC registraram aumento: expectativas de desemprego (2,6%), avaliação de situação financeira (2,2%) e endividamento (2,6%). Esses números indicam que os brasileiros estão confiantes na oferta de trabalho e que a maioria deles estabilizou ou melhorou a situação financeira e reduziu ou permaneceu com o mesmo nível de endividamento.

Todavia, a expectativa sobre a renda pessoal recuou 1,5% em outubro comparado a setembro, indicando que a população está menos confiante em relação ao aumento dos salários. Após um crescimento de 2,1% em setembro comparado a agosto, o indicador de comprar de bens de maior valor caiu 0,8% em outubro em comparação a agosto.

O INEC foi realizado de 13 a 17 de outubro a partir de pesquisa feita pelo Ibope com 2.002 pessoas em 141 municípios.