Canatiba integra projeto “Sou de Algodão”

26/07/2018

A Canatiba Denim Industry, que utiliza algodão com certificação BCI (Better Cotton Initiative) no seu processo produto, acaba de conquistar o selo de participação no movimento “Sou de Algodão”. A ideia do projeto é fortalecer e unir os principais agentes da cadeia produtiva, promovendo a sustentabilidade e o consumo consciente na moda, transformando uma commodity em um produto com alto valor agregado.

Estilista Heloisa Faria apresenta look criado com tecido Canatiba para o desfile do "Sou de Algodão", na abertura da Casa de Criadores - SP, no dia 23 de julho

O movimento se baseia em uma série de ações de comunicação e educação, voltadas para o mercado e para o público final. Os produtos Canatiba com mais de 75% de algodão em sua composição utilizarão o selo.

No Brasil, a certificação BCI é controlada pela Abrapa - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão que tem como propósitos garantir e incrementar a rentabilidade do setor por meio da união e organização dos seus agentes.

A Better Cotton Initiative é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Genebra, Suíça. Atua para melhorar a produção mundial do algodão para aqueles que o produzem, para o meio em que é cultivado e o para futuro do setor. Seus associados são entidades que representam produtores, marcas de confecção prestigiadas, varejistas, fornecedores e outros elos da cadeia econômica do algodão, além da sociedade civil.

O processo BCI deve funcionar como cadeia, permitindo que a oferta proporcionada pelos produtores engajados seja equalizada com a demanda, que pode ser estimulada pelos agentes que atuam nos processos de beneficiamento, comercialização e transformação do algodão, promovendo o crescimento e a sustentação do mercado de Better Cotton.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores e exportadores de algodão pluma, e é o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo.

TAGS: algodão, sustentabilidade, bci, brasil, cotton