Matérias

Castanhal promove cursos grátis de artesanato de juta

18/03/2019

A Castanhal – Companhia Têxtil, a maior fabricante de produtos de juta do país, vai oferecer cursos grátis de artesanato de juta ao longo dos cinco dias do “Rio Artes Manuais”, no Rio de Janeiro. Ao todo serão 40 aulas em que os artesãos poderão aprender a confeccionar até 10 peças diferentes e conhecer um pouco mais sobre a versatilidade dessa fibra natural. 

Nas oficinas os artesãos poderão aprender a fazer bolsas, bonecas, jogos americanos, caminhos de mesa, porta talheres, porta guardanapos, decoração de cabides, nécessaires, arranjos para potes, saquinhos para produtos de Páscoa, sacos para presente e cesta de pães. 

As aulas acontecem no estande da Castanhal, número 33, na 13ª edição do “Rio Artes Manuais”, que deve reunir, entre os dias 20 a 24 de março, as maiores indústrias do setor de artesanato no Brasil. A exposição tem como objetivo promover o cuidado com o meio ambiente e a preocupação com a sustentabilidade. 

Sediado no Centro de Convenções SulAmérica, o evento vai organizar bate papos com youtubers famosos e apresentar cerca de 250 técnicas artesanais. São esperadas mais de 27 mil visitantes entre artesãos, consumidores e apaixonados pelo artesanato. 

“A juta é um grande elo de ligação entre o artesanato e a sustentabilidade, pois além de ser uma fibra muito utilizada e admirada pelos artesãos e consumidores, também é produzida de forma totalmente orgânica e ecológica”, explica Mauricio Vasques, Gerente Comercial da Castanhal. 

Durante o evento os artesãos também poderão conhecer mais a fundo as telas de juta que, além de ser uma fibra fácil de trabalhar, é biodegradável, ou seja, quando os produtos de juta são descartados se desintegram rapidamente sem deixar qualquer resíduo no meio ambiente. 

No estande estarão em exibição telas de juta engomadas, cruas, naturais, coloridas, com algodão e de diversas estruturas, permitindo infinitas formas de criação que podem ser aplicadas a bolsas, mochilas, sacolas, embalagens, almofadas, chapéus e peças de decoração, dentre muitas outras possibilidades. 

Juta, a fibra sustentável - A juta é uma fibra natural cultivada nas áreas de várzea dos rios da Amazônia de forma artesanal por mais de 15 mil famílias de ribeirinhos que tem nessa cultura sua principal fonte de renda.  As plantações não desmatam a floresta, já que usam apenas as margens alagadiças dos rios onde não há mata perene. O cultivo dispensa o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. 

No processo de transformação da fibra em tecido, realizado na fábrica da Castanhal, são utilizados apenas aditivos orgânicos e óleos vegetais. Isso, associado às características naturais da planta, faz com que os produtos de juta sejam totalmente biodegradáveis. 

Anote:

Rio Artes Manuais

Data: de 20 a 24 de março

Horário: das 10h às 19h

Local: Centro de Convenções SulAmérica – Avenida Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro

Ingressos: A partir de R$ 10 pelo site 


TAGS: castanhal, juta, feira, rio de janeiro, brasil, orgânico, materiais