Matérias

CNI indica elevação na produtividade do trabalho na indústria

02/03/2018

A produtividade no trabalho da indústria de transformação apresentou elevação de 1,3% no quarto trimestre de 2017 em relação ao trimestre anterior e encerrou o ano com alta de 4,5% em comparação a 2016. Conforme divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no estudo trimestral Produtividade na Indústria, nos últimos dez anos (de 2007 a 2017), o indicador cresceu 8,4%.

De acordo com o estudo, a produtividade no trabalho é proveniente da divisão do volume gerado pelas horas trabalhadas na produção. "O aumento do indicador, em 2017, reflete o crescimento de 2,2% no volume produzido e a queda no mesmo ritmo das horas trabalhadas.”

O gerente-executivo de Pesquisas e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, também cita o principal fator para a mudança positiva no aumento da produtividade diante da crise econômica, atribuindo o quadro ao comportamento de trabalhadores e de empresas. "Tanto empresas quanto trabalhadores se esforçam mais durante a crise para não perder a renda. A empresa não quer fechar e, diante da competição mais acirrada e da queda de receita, ela reduz custos e melhora a gestão para ser mais eficiente. Os trabalhadores, por sua vez, não querem perder o emprego. Por isso, buscam ser mais produtivos para que a empresa não quebre e eles mantenham o emprego", pontuou.

O estudo ainda ressalta que, em meio à crise, as empresas menos eficientes são obrigadas a interromper suas atividades, bem como os trabalhadores menos eficientes tendem a serem dispensados.

TAGS: Produtividade, elevação, trabalho, indústria, CNI