Área Exclusiva:    Esqueci minha senha

Matérias

Desenvolve SP alcança crescimento de 20% nos financiamentos

25/08/2017

A Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista – obteve elevação nos financiamentos para pequenas e médias empresas e prefeituras paulistas ao longo do primeiro semestre do ano, mediante ao valor desembolsado de R$ 168,5 milhões. O resultado representa alta de 20%, quando comparado ao mesmo intervalo do ano passado. Segundo o estudo, os investimentos dos setores da indústria e serviços foram os maiores responsáveis pelo panorama positivo, assim como os desembolsos para projetos de investimento e capital de giro, que também registraram crescimento.

Com R$ 83 milhões investidos no setor industrial entre janeiro e junho - ante R$ 39,7 milhões no mesmo período em 2016 -, a indústria foi responsável por tomar 49% do total desembolsado pela Agência. A influência do setor de serviços no montante geral aumentou 10 pontos percentuais, chegando a 35% da quantia financiada, com 69,4 milhões. Já os setores de comércio e agronegócio, também em crescimento, demandaram 6% e 1% dos financiamentos, respectivamente. O setor público desembolsou os 9% restantes.

Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, comemorou o bom momento. (Foto: Divulgação)

O presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos, salientou o desempenho favorável de janeiro a junho. “Ficamos otimistas com resultados alcançados no primeiro semestre de 2017. Crescemos mais que o mercado de crédito como um todo e temos perspectiva positiva para o segundo semestre. O Crédito Digital, de capital de giro, e os financiamentos para inovação foram os que mais tiveram destaque, temos confiança que vamos fechar este ano melhor que o ano passado”, pontuou.

Buscando impulsionar a economia, as agências de desenvolvimento oferecem juros mais baixos e prazos mais longos, medida que facilita o acesso das pequenas e médias empresas a obterem crédito sustentável. Durante o levantamento, 93,5% dos financiamentos feitos pela Desenvolve SP foram solicitados por empreendedores de pequeno e médio porte. Grande parcela dos recursos foi destinada ao investimento físico, como modernização, expansão e implantação das empresas. Tal estratégia rendeu elevação de 12% - tendo em vista que o número foi de 112,8 milhões em 2016 para R$ 126,7 milhões em 2017. Considerando as operações de capital de giro, a melhoria foi de R$ 41,8 milhões desembolsados, contra R$ 27,2 do balanço anterior.

TAGS: Desenvolve SP, crescimento, financiamento, São Paulo, setor industrial

SINDITÊXTIL SP - Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 968 - Vila Buarque - Cep 01223-000 - São Paulo - SP