Área Exclusiva:    Esqueci minha senha

Matérias

Enquete: Contencioso Trabalhista

13/06/2017

Um dos temas que mais tem drenado recursos e energia das empresas brasileiras e paulistas é a questão do exagerado número de ações trabalhistas das quais são vítimas. Os mais variados pedidos – não raro inflados por pedidos absurdos – têm resultado em elevados custos para suportar e administrar todo esse contencioso. Gastos com condenações, advogados, peritos, depósitos recursais – dentre vários outros – drenam o caixa das indústrias, fruto de um passivo gigantesco, mesmo para as empresas que cumprem rigorosamente o que está regulado nas normas que regem as relações de trabalho.

Todos sabem que o Brasil é o país que registra o maior número de processos trabalhistas no mundo. Mas, pouco se fala sobre os reais custos provocados por essa verdadeira avalanche de ações.

Nesse sentido, o Sinditêxtil-SP, preocupado com a competitividade do nosso setor, tem realizado várias ações para enfrentar essa questão. Dentre elas, audiências com parlamentares (Brasília e São Paulo), bem como atuações conjuntas com a ABIT, FIESP e CNI, especialmente no que diz respeito ao acompanhamento e atuação nos debates relacionados à Reforma Trabalhista em trâmite no Congresso Nacional.

Contudo, em todas essas ações fica evidente a necessidade de dados estatísticos, além dos fatos que são largamente conhecidos e divulgados. Por exemplo, é amplamente noticiado o número de ações, mas não o custo real para encerrar essas ações. Por isso, o Sinditêxtil-SP elaborou uma “enquete” com apenas 11 questões a serem respondidas e que servirão para trazer mais assertividade a esse debate junto às autoridades e também à opinião pública.

Os dados individuais e a confidencialidade das empresas serão absolutamente preservados, de forma que apenas os dados compilados serão divulgados. Ademais, todos os respondentes (e APENAS ESSES) terão acesso às informações reunidas nessa enquete, sem qualquer individualização ou menção específica ao nome ou segmento da empresa respondente.

Sua participação é fundamental para dar métrica adequada aos bons argumentos que o setor industrial têxtil de São Paulo possui. Com isso, a Entidade pretende, passo a passo, transformar as conflituosas, imprevisíveis e custosas questões trabalhistas em um passivo bem menor e possível de ser estimado.

Para responder, acesse o formulário online.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: juridico@sinditextilsp.org.br

TAGS: enquete, pesquisa, contencioso, trabalhista,

SINDITÊXTIL SP - Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 968 - Vila Buarque - Cep 01223-000 - São Paulo - SP