Matérias

Pacheco preside Câmara Ambiental Têxtil da CETESB

25/10/2018

Grupo com a nova composição da Câmara Ambiental Têxtil

O presidente do Sinditêxtil-SP, irá presidir os trabalhos da Câmara Ambiental da Indústria Têxtil da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito hoje (25) durante reunião de reinstalação do grupo, na sede da CETESB, na capital. No encontro ficou decidido que o Sinditêxtil-SP fica na liderança pelo período de um ano e será substituído pelo presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região (Sinditec), Dilézio Ciamarro, que ocupará a posição por igual período e assim sucessivamente.

Durante discurso, Luiz Arthur Pacheco ressaltou a importância dos trabalhos da Câmara que existe há 20 anos e salientou a parceria com o Sinditec. “Muito me honra esse desafio de presidir os trabalhos e estou certo de que vamos somar esforços com o Sindicato parceiro”, disse. “Estamos juntos nessa missão e estou muito satisfeito com a retomada da Câmara Ambiental”, reforçou Dilézio Ciamarro.

Da esq.: Zuleica Perez (CETESB), Carlos Roberto dos Santos (pres. CETESB), Luiz Arthur Pacheco (pres. Sinditêxtil-SP) e José Ferreira Assis (CETESB)

O presidente da CETESB, Carlos Roberto dos Santos, prestigiou a reunião. “Ressalto aqui o nosso compromisso com esse setor tão importante para o Estado de São Paulo. Com foco na preservação do meio ambiente, CETESB e setor produtivo seguem juntos para encontrar caminhos e soluções”, declarou.

Do lado do setor têxtil, a nova formação da Câmara Ambiental também conta com membros da Abit, CIESP, ABRAFAS, Anel, Abint, SENAI SP, Fatec Americana e Abiquim. Integrantes do corpo técnico da CETESB complementam o grupo. “A ABRAFAS está sempre muito compromissada com questões ambientais e estamos honrados em fazer parte da Câmara”, comentou Eduardo Cintra, diretor Executivo da entidade. “Identifiquei nessa retomada uma vontade muito grande do setor têxtil. Isso move e certamente fará a diferença”, destacou José Ferreira Assis, gerente da Agência Ambiental da CETESB em Americana e que será o secretário da Câmara.

Entre os temas prioritários, o grupo estabeleceu que irá começar os trabalhos com a revisão do Guia Técnico Ambiental da Indústria Têxtil (P+L), de 2009, e com discussões sobre o manejo e destino do lodo têxtil. Inicialmente as reuniões plenárias serão realizadas nos meses de fevereiro, junho e outubro de 2019.

Ainda na reunião, Luiz Arthur Pacheco presenteou o presidente da CETESB com um exemplar do livro “Indústria Têxtil – as várias faces dos povos que construíram o setor”. A publicação foi  produzida e editada pela BB Editora com a curadoria do Sinditêxtil-SP

Presidente da CETESB recebe livro sobre imigrantes que construíram o setor têxtil

TAGS: cetesb, câmara, ambiental, grupo, formação