Matérias

Saiba como conseguir formação gratuita na indústria da moda

20/02/2019

A Escola SENAI “Francisco Matarazzo”, localizada no Brás, em São Paulo, anuncia processo seletivo para os cursos gratuitos Técnico Têxtil e Técnico de Vestuário, com inscrições até 20 de março e início das aulas no segundo semestre de 2019.

Os cursos são gratuitos e tem duração de três semestres com aulas de segunda à sexta. As vagas são oferecidas para a comunidade e também para jovens aprendizes encaminhados por empresas contribuintes ou que tenham contrato com o SENAI-SP. Para aprendizes, as vagas são somente em período Diurno e os encaminhados devem ter, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.

Todos os candidatos devem atender os requisitos quanto à escolaridade. Para turmas em período Diurno (manhã ou tarde) é necessário que o candidato tenha finalizado, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio; e para o período Noturno, deve ter concluído todo o Ensino Médio.

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve ler com atenção o Edital disponível no site da Instituição, preencher a ficha online e pagar uma taxa no valor de 60 reais. A prova de seleção acontecerá no dia 7 de abril.

Confira abaixo mais detalhes sobre cada curso:

Curso Técnico Têxtil

Objetivo: Habilitar profissionais em planejamento e coordenação de processos de fiação, tecelagem, malharia e beneficiamento; no controle de atividades relacionadas a estes processos e no desenvolvimento de novos produtos e processos têxteis.

Elementos curriculares: Módulo Básico: Comunicação Oral e Escrita; Fundamentos Físicos e Matemáticos Aplicados aos Processos Têxteis; Processos Produtivos Têxteis. Módulo Específico: Ensaios Têxteis; Fiação; Malharia; Tecelagem; Beneficiamento; Custos. Módulo Final: Gestão dos Processos Têxteis; Planejamento dos Processos Produtivos Têxteis.

Duração: 3 semestres – 1200 horas

Turmas nos períodos: Tarde ou Noite (aulas de segunda a sexta)

Curso Técnico de Vestuário

Objetivo: Habilitar profissionais para planejar, em nível tático, a produção do vestuário, coordenar equipes de trabalho, controlar o processo produtivo, participar da equipe de desenvolvimento do protótipo do produto e otimizar a produção, de acordo com as metas estabelecidas pela empresa.

Elementos curriculares: Comunicação Oral e Escrita; Desenho Técnico do Vestuário; Processo de Fabricação do Vestuário; Balanceamento do Processo Produtivo; Gestão de Pessoas; Produção de Protótipo de Produto; Planejamento da Produção do Vestuário; Controle da Produção do Vestuário; Projetos.

Duração: 3 semestres – 1200 horas

Turmas nos períodos: Manhã, Tarde ou Noite (aulas de segunda a sexta)

TAGS: Senai, sp, formação, gratuita, moda, gratuita