Matérias

Sinditêxtil-SP apresenta proposta de parceria para a Secretaria de Educação de SP

25/04/2019

Sinditêxtil-SP sugere ações conjuntas com a Secretaria Estadual de Educação

O setor têxtil e de confecção brasileiro reúne, atualmente, quase 1,5 milhão de trabalhadores e cerca de 30% deles estão em atividade na indústria têxtil paulista. Com foco na busca pela melhor formação de profissionais para atuar nesse setor, o presidente do Sinditêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco, esteve reunido com o secretário Executivo da Educação de São Paulo, Haroldo Corrêa Rocha, no dia 23 de abril.

“O nosso setor movimenta, apenas no Estado de São Paulo, aproximadamente 450 mil postos de trabalho diretos. Buscamos a secretaria da Educação para propor iniciativas que possam melhorar a empregabilidade dos estudantes na indústria têxtil paulista”, destacou Pacheco. “Temos como objetivo desenvolver parcerias visando a troca de conhecimento, aumentando a conectividade entre a indústria e entes educacionais, seja no nível técnico, médio ou superior”, reforçou o presidente do Sinditêxtil-SP. O secretário Haroldo Corrêa Rocha sinalizou positivamente. “Boas parcerias podem cooperar com o desenvolvimento educacional do Estado”, disse ele.

Luiz Arthur Pacheco apresentou ao secretário alguns convênios que o Sindicato tem com instituições de ensino, visando incrementar a formação profissional de atuais ou de futuros colaboradores do setor têxtil paulista. Comentou, ainda, sobre o prêmio “Sinditêxtil-SP Profissional do Futuro” – iniciativa que busca fortalecer a imagem do setor como oportunidade de trabalho, além de apoiar e reconhecer talentos. O vencedor ganha estágio de um mês na Universidade Politécnica de Catalunya (UPC), na Espanha, e visita à maior feira de equipamentos têxteis do mundo, a ITMA, em Barcelona.

Secretário recebe informações e resultados do setor têxtil paulista

Educação é um dos cinco pilares da agenda da competitividade sistêmica que o Sindicato também levou ao conhecimento do secretário. Nela também estão Segurança Pública e Logística, Tributação, Sonegação e Comércio Ilegal, Energia e Meio Ambiente.

O encontro na sede da Secretaria, no centro da capital, contou com as presenças do coordenador de Infraestrutura e Serviços Escolares, Eduardo Malini, e do diretor de Relações Institucionais do Sinditêxtil-SP, Haroldo Silva.

TAGS: secretaria de educação, são paulo, parceria, proposta, sindicato, têxtil