Matérias

Sinditêxtil-SP faz homenagens em cerimônia de encerramento do ano

08/12/2017

O Sinditêxtil-SP recebeu, no dia 7 de dezembro, na sua sede, em São Paulo (SP), a última reunião de Diretoria em 2017 e que aconteceu em conjunto com a do Conselho de Administração da Abit. O encontro teve a participação especial do maestro João Carlos Martins que foi homenageado com uma tela pintada pelo artista Carlos Franco.

Logo em seguida, a programação contou com a inauguração do quadro do presidente emérito do Sinditêxtil-SP, Alfredo Bonduki, homenagem ao empresário Ricardo Haydu, e também, com a cerimônia de entrega das Medalhas do Mérito Abit 2017.

Presidente do Sindicato no triênio 2017/19, Luiz Arthur Pacheco, em seu pronunciamento ressaltou a importância do empenho e dedicação de pessoas relacionadas ao setor. “No final de mais um ano de muito trabalho na defesa de nosso setor, agradeço aos diretores do Sinditêxtil-SP. À Abit, na pessoa de seu presidente, Fernando Pimentel, aos dirigentes e todos os colaboradores das duas entidades por todo apoio recebido neste primeiro ano de gestão”, pontuou.

Luiz Arthur Pacheco durante seu discurso

Na sequência da cerimônia, Pacheco convidou o Alfredo Bonduki ao palco, para a entrega do quadro, que se junta à galeria dos presidentes da Entidade. “É com imensa alegria e reconhecimento que inauguramos o quadro de Alfredo Bonduki. Sua gestão à frente da Entidade foi marcante, eficaz e importante para o setor em um momento muito difícil da economia brasileira”, declarou Pacheco.

Alfredo Bonduki recebe quadro que ficará exposto na galeria de presidentes do Sinditêxtil-SP

Muito emocionado, Bonduki, presidente do Sindicato por dois mandatos (2011 a 2016) agradeceu pela lembrança e condecoração. “Para mim é uma honra ter retrato ao lado de presidentes inspiradores. Um quadro com a imagem de todos vocês ficará para sempre guardada no meu coração e na minha mente. Muito obrigado por tudo”, agradeceu o presidente emérito.

O Sindicato, ao lado da Abit, prestou homenagem especial ao empresário Ricardo Haydu, que administra a Revista Têxtil desde 1975 – um dos principais veículos de comunicação do setor têxtil e de confecção no Brasil e com 87 anos de tradição. Haydu, mostrou-se muito grato pelo recebimento da placa das mãos de Luiz Arthur Pacheco e Fernando Pimentel. “Eu tenho que agradecer a todos os meus integrantes que acreditaram e acreditam na Revista Têxtil e que sabem manejar o que é publicidade. Muito obrigado a todos e vamos continuar”, salientou.

Pacheco, Ricardo Haydu, Fernando Pimentel e Renato Leme (Diretor Administrativo Abit)

Por fim, a cerimônia contou com a entrega das medalhas do Mérito Abit 2017 das categorias de “Destaque Exportador”, “Destaque em Inovação e Sustentabilidade” e “Destaque Empresarial do Ano”, além da Medalha para a Personalidade Têxtil do Ano que já foi entregue para pessoas de fora do setor, mas que de alguma forma, contribuíram para o seu fortalecimento. A indicação e a escolha dos homenageados são feitas pelos membros de um Conselho.

A medalha de “Destaque Exportador” foi entregue à Fiação de Seda Bratac, fundada no ano de 1940 e única empresa nacional produtora de fios de seda. O presidente do Conselho da Bratac, Antonio Takao Amano, agradeceu as entidades pela premiação. “Para nós é um grande orgulho e satisfação receber essa medalha. O ponto principal da nossa exportação, em termos de volume, é que exportamos 95% da nossa produção. Em termos monetários, é de 90% de exportação. Além da venda dos fios de seda no mercado interno, vendemos também a própria larva do bicho da seda”.

Takao Amano (Bratac) e Frederico Bernardo (Diretor do Programa Texbrasil)

Como vencedora da categoria “Destaque em Inovação e Sustentabilidade”, a 2 Rios Lingerie foi premiada pelas práticas para reduzir e reciclagem de resíduos da empresa, prezando pela conservação do meio ambiente. O CEO, Matheus Fagundes, emocionado pelo mérito, falou sobre o prêmio. “É uma honra para a 2 Rios receber essa medalha, principalmente de uma casa que nos acolheu há tanto tempo. Temos uma enorme alegria de estar aqui e de ser bem recebidos”, apontou.

Matheus Fagundes (2 Rios Lingerie) e Luiz Arthur Pacheco

O imigrante italiano, Antonio Greco, presidente da Alpina Têxtil foi o último homenageado no palco, fruto da premiação da empresa como “Destaque Empresarial do Ano” e também agradeceu a condecoração. “Eu jamais pensei que fosse tão bem lembrado e com todos esses elogios, fico muito contente com as palavras a meu respeito”, disse.

Rafael Cervone (Diretor Executivo do Programa TexBrasil), Antonio Greco e Fernando Pimentel

Por fim, a Medalha do Mérito de Personalidade do Ano foi entregue ao empresário Flávio Rocha, presidente das Lojas Riachuelo e principal executivo do Grupo Guararapes, que não pôde comparecer ao encontro, mas gravou um vídeo como forma de agradecimento.

Ao final da solenidade, que foi seguida de coquetel, o presidente Luiz Arthur Pacheco desejou a todos que o período de festas seja repleto de boas energias e que o ano de 2018 comece ainda melhor no setor. “Eu me senti muito confortável em exercício nesse primeiro ano da gestão, esperamos poder continuar correspondendo nos próximos dois anos. Muito obrigado, um bom Natal, um bom ano com muita saúde a todos vocês e obrigado pela presença”, acrescentou.

TAGS: Premiações, cerimônia, encerramento, medalha, homenagem